Meu filhotinho Fábio Renato

Meu filhotinho Fábio Renato

Meu maridão Marcos

Meu maridão Marcos

Meu filho Cidnei Júnior

Meu filho Cidnei Júnior

Meu filhote Richard

Meu filhote Richard

Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de maio de 2010

Projeto. Uma nova cultura e aprendizagem.

O desenvolvimento de projetos na educação envolve o professor e o aluno a construirem um conhecimento em parceria. Essa mudança precisa ser radical e vai acabar com muitos paradigmas . Concordo com a Maria Elesabeth quando ela explica de uma forma muito eficaz o que é trabalhar com projetos: 
..." A aprendizagem por projetos ocorre  por meio da interação e articulação entre conhecimento de distintas áreas, conexões estas que se estabelecem a partir dos conhecimentos do cotidiano dos alunos, cujas expectativas, desejos e interesses são mobilizados na construção de conhecimentos científicos . Cabe ao professor provocar a tomada de consciência sobre conceitos implícitos nos projetos e sua respectiva formalização, e fazer as intervenções quando necessário no momento apropriado. O desenvolvimento de um projeto envolve um processo de construção, participação, cooperação e articulação..."
 Na minha humilde concepção penso que é necessário que haja uma mudança pessoal e profissional para que realmente alcancemos essa tão esperada mudança cultural.