Meu filhotinho Fábio Renato

Meu filhotinho Fábio Renato

Meu maridão Marcos

Meu maridão Marcos

Meu filho Cidnei Júnior

Meu filho Cidnei Júnior

Meu filhote Richard

Meu filhote Richard

Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Intedisciplinaridade - Refletindo sobre algumas questões.

A interdiciplinaridade surgiu na França e  na Italia nos meados dos anos 60. onde havia uma evidende preocupação com o ensino nas questões sociais, políticas e econômicas, pois os problemas não poderiam ser resolvidos por uma única área do saber. (Fazenda,1994).

No Brasil foi no final da década de 60, com a elaboração da LDB. Sua presença foi sendo intensificada também nas propostas e práticas educacionais, com a nova LDB, 1996 e com os Parâmetros Currículares Nacionais (PCN) de 1998.
A finalidade da interdiciplinaridade escolar é a difusão do conhecimento para favorecer ao aluno à integração de aprendizagem pelo pelo estabelecimento de ligações de complementaridade entre as disciplinas escolares (Fazenda, 1998)

Reflexão pessoal: Penso que a interdisciplinaridade veio de encontro a mudanças educacionais que se fazia necessário, para que os professores e os alunos diversifiquem mais o aprender e o saber.

Revalorização do livro diante das novas mídias. Veículos de linguagem do mundo contempôraneo: A educação do leitor para as encruzilhadas da mídia.

"...A comunicação escrita, especialmente aquela provocada por livros ou similares, permanece indispensável para a literatura ou para qualquer situação em que o sujeito precise ler e não apenas escanear ou receber informações. É necessário a formação de um leitor com maturidade para conviver com os diferentes veículos e configurações de linguagem e, por meio de entendimento possa adentrar criticamente as informações que circulam em sociedade..." (Ezequiel Theodoro da Silva)

Entendo que é responsabilidade da escola e do professor selecionar o conteúdo a ser ensinado e pesquisado na escola, sabendo utilizar as mídias o professor terá um grande aliado no repasse e na construção do saber.

Quais as constribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos? Como se desenvolve o currículo por meio de projetos?

As contribuições são diversas, entre elas podemos citar:  Nos permite fazer um registro da descrição do projeto, buscar diversas informações e em diferentes fontes, disponibilizar essa informações e os resultados obtidos em qualquer tempo, comparar os resultados esperados com aqueles obtidos no início do projeto.
Fazer o acompanhamento do projeto e as alterações necessárias ao longo de seu desenvolvimento.
O desenvolvimento do currículo por meio de projetos acontece através de estratégias educativas. O educador deve ter a sabedoria de conseguir que o assunto seja incluído no currículo escolar de forma que
o ensinar versos aprender seja mais dinämico e com qualidade.