A interdiciplinaridade surgiu na França e na Italia nos meados dos anos 60. onde havia uma evidende preocupação com o ensino nas questões sociais, políticas e econômicas, pois os problemas não poderiam ser resolvidos por uma única área do saber. (Fazenda,1994).
No Brasil foi no final da década de 60, com a elaboração da LDB. Sua presença foi sendo intensificada também nas propostas e práticas educacionais, com a nova LDB, 1996 e com os Parâmetros Currículares Nacionais (PCN) de 1998.
A finalidade da interdiciplinaridade escolar é a difusão do conhecimento para favorecer ao aluno à integração de aprendizagem pelo pelo estabelecimento de ligações de complementaridade entre as disciplinas escolares (Fazenda, 1998)
Reflexão pessoal: Penso que a interdisciplinaridade veio de encontro a mudanças educacionais que se fazia necessário, para que os professores e os alunos diversifiquem mais o aprender e o saber.
Meu filhotinho Fábio Renato
Meu maridão Marcos
Meu filho Cidnei Júnior
Meu filhote Richard
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sexta-feira, 21 de maio de 2010
Revalorização do livro diante das novas mídias. Veículos de linguagem do mundo contempôraneo: A educação do leitor para as encruzilhadas da mídia.
"...A comunicação escrita, especialmente aquela provocada por livros ou similares, permanece indispensável para a literatura ou para qualquer situação em que o sujeito precise ler e não apenas escanear ou receber informações. É necessário a formação de um leitor com maturidade para conviver com os diferentes veículos e configurações de linguagem e, por meio de entendimento possa adentrar criticamente as informações que circulam em sociedade..." (Ezequiel Theodoro da Silva)
Entendo que é responsabilidade da escola e do professor selecionar o conteúdo a ser ensinado e pesquisado na escola, sabendo utilizar as mídias o professor terá um grande aliado no repasse e na construção do saber.
Entendo que é responsabilidade da escola e do professor selecionar o conteúdo a ser ensinado e pesquisado na escola, sabendo utilizar as mídias o professor terá um grande aliado no repasse e na construção do saber.
Quais as constribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos? Como se desenvolve o currículo por meio de projetos?
As contribuições são diversas, entre elas podemos citar: Nos permite fazer um registro da descrição do projeto, buscar diversas informações e em diferentes fontes, disponibilizar essa informações e os resultados obtidos em qualquer tempo, comparar os resultados esperados com aqueles obtidos no início do projeto.
Fazer o acompanhamento do projeto e as alterações necessárias ao longo de seu desenvolvimento.
O desenvolvimento do currículo por meio de projetos acontece através de estratégias educativas. O educador deve ter a sabedoria de conseguir que o assunto seja incluído no currículo escolar de forma que
o ensinar versos aprender seja mais dinämico e com qualidade.
Fazer o acompanhamento do projeto e as alterações necessárias ao longo de seu desenvolvimento.
O desenvolvimento do currículo por meio de projetos acontece através de estratégias educativas. O educador deve ter a sabedoria de conseguir que o assunto seja incluído no currículo escolar de forma que
o ensinar versos aprender seja mais dinämico e com qualidade.
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