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quinta-feira, 20 de maio de 2010
Como se trabalha com projetos?
A maneira mais eficaz de se trabalhar com projetos é a colaborativa, porque desta forma desenvolve no aluno a capacidade de pensar, questionar, levantar hipóteses gerando ações
concretas, debates, questionamentos e reflexões sobre o assunto escolhido.
O tema a ser trabalhado deve ser de interesse do aluno, fazendo parte de seu cotidiano,
pois assim o aluno torna-se co-autor de sua própria aprendizagem. E cabe ao professor
ser o mediador dessa aprendizagem, trabalhando de forma a icentivar os alunos e fazendo
parceria com os mesmo a aprendizagem tornará bem mais interessante.
concretas, debates, questionamentos e reflexões sobre o assunto escolhido.
O tema a ser trabalhado deve ser de interesse do aluno, fazendo parte de seu cotidiano,
pois assim o aluno torna-se co-autor de sua própria aprendizagem. E cabe ao professor
ser o mediador dessa aprendizagem, trabalhando de forma a icentivar os alunos e fazendo
parceria com os mesmo a aprendizagem tornará bem mais interessante.
Como podemos enfrentar os desafios que levem à concretização do projeto de scola democratica?
Ao instituir a democratização do ensino, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) despertou a necessidade de transformações na escola com vistas à implantação do projeto democrático de nação, o qual impulsiona a ressignificação do currículo escolar como trajetória de formação.
Isto significa que na escola democratizada o currículo deve ser flexível e contextualizado na realidade local e regional dos alunos, norteado por um projeto pedagógico que articula os interesses, necessidades e demandas dessa realidade com as diretrizes escolares. Para tanto, há que criar situações educativas que promovam o pensamento científico e o desenvolvimento de valores da vida democrática.
Uma das dinâmicas que favorece a aproximação entre a escola e a realidade do aluno, a vivência democrática e se vincula com a pesquisa sobre algo significativo para o aluno baseia-se no desenvolvimento do currículo por meio de projetos, os quais têm sentido quando surgem como a busca de respostas às situações problemas emergentes no cotidiano educativo. (Curso Eproinfo III)
Isto significa que na escola democratizada o currículo deve ser flexível e contextualizado na realidade local e regional dos alunos, norteado por um projeto pedagógico que articula os interesses, necessidades e demandas dessa realidade com as diretrizes escolares. Para tanto, há que criar situações educativas que promovam o pensamento científico e o desenvolvimento de valores da vida democrática.
Uma das dinâmicas que favorece a aproximação entre a escola e a realidade do aluno, a vivência democrática e se vincula com a pesquisa sobre algo significativo para o aluno baseia-se no desenvolvimento do currículo por meio de projetos, os quais têm sentido quando surgem como a busca de respostas às situações problemas emergentes no cotidiano educativo. (Curso Eproinfo III)
Que currículo é este que se desenvolve em projetos com o uso de tecnologias???
Ao utilizar as TIC em atividades curriculares, vislumbramos as possibilidades de abertura de espaços, tempos e conhecimentos tradicionalmente trabalhados na escola; de estabelecer conexões entre a escola, o cotidiano da vida dos alunos e os acontecimentos do mundo; de integrar o local com o global; de abrir as fronteiras para o diálogo e o trabalho integrado entre as disciplinas escolares.
A integração de tecnologias ao desenvolvimento do currículo na escola e na sala de aula desperta a consciência sobre as tensões entre a organização curricular fechada em disciplinas estanques com conteúdos previamente selecionados e o currículo integrado e aberto às experiências de vida.
A integração significativa das disciplinas e conhecimentos pode propiciar o envolvimento de alunos e professores em atividades socialmente relevantes, auxiliando na interpretação dos fenômenos socioculturais da comunidade, bem como no resgate da ética, das artes, da diversidade e dos valores a serem vividos pela escola por meio de uma atuação prática e tangível
A integração de tecnologias ao desenvolvimento do currículo na escola e na sala de aula desperta a consciência sobre as tensões entre a organização curricular fechada em disciplinas estanques com conteúdos previamente selecionados e o currículo integrado e aberto às experiências de vida.
A integração significativa das disciplinas e conhecimentos pode propiciar o envolvimento de alunos e professores em atividades socialmente relevantes, auxiliando na interpretação dos fenômenos socioculturais da comunidade, bem como no resgate da ética, das artes, da diversidade e dos valores a serem vividos pela escola por meio de uma atuação prática e tangível
O que compreendemos por Currículo?
"Currículo é um documento que organiza um plano de trabalho educativo com os conteúdos, médotos, estratégias e tempo para as atividades de disciplinas ou àreas de conhecimento, constituindo-se como um conjunto de prescrições que serão dinamizadas na prática pedagógica." Proinfo Integrado.
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