Meu filhotinho Fábio Renato

Meu filhotinho Fábio Renato

Meu maridão Marcos

Meu maridão Marcos

Meu filho Cidnei Júnior

Meu filho Cidnei Júnior

Meu filhote Richard

Meu filhote Richard
Ocorreu um erro neste gadget

Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Boa semana a todos. Abraços

Como se trabalha com projetos?

A maneira mais eficaz de se trabalhar com projetos é a colaborativa, porque desta forma desenvolve no aluno a capacidade de pensar, questionar, levantar hipóteses gerando ações
concretas, debates, questionamentos e reflexões sobre o assunto escolhido.
O tema a ser trabalhado deve ser de interesse do aluno, fazendo parte de seu cotidiano,
pois assim o aluno torna-se co-autor de sua própria aprendizagem. E cabe ao professor
ser o mediador dessa aprendizagem, trabalhando de forma a icentivar os alunos e fazendo
parceria com os mesmo a aprendizagem tornará bem mais interessante.

Como podemos enfrentar os desafios que levem à concretização do projeto de scola democratica?

Ao instituir a democratização do ensino, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) despertou a necessidade de transformações na escola com vistas à implantação do projeto democrático de nação, o qual impulsiona a ressignificação do currículo escolar como trajetória de formação.
Isto significa que na escola democratizada o currículo deve ser flexível e contextualizado na realidade local e regional dos alunos, norteado por um projeto pedagógico que articula os interesses, necessidades e demandas dessa realidade com as diretrizes escolares. Para tanto, há que criar situações educativas que promovam o pensamento científico e o desenvolvimento de valores da vida democrática.
Uma das dinâmicas que favorece a aproximação entre a escola e a realidade do aluno, a vivência democrática e se vincula com a pesquisa sobre algo significativo para o aluno baseia-se no desenvolvimento do currículo por meio de projetos, os quais têm sentido quando surgem como a busca de respostas às situações problemas emergentes no cotidiano educativo. (Curso Eproinfo III)

Que currículo é este que se desenvolve em projetos com o uso de tecnologias???

Ao utilizar as TIC em atividades curriculares, vislumbramos as possibilidades de abertura de espaços, tempos e conhecimentos tradicionalmente trabalhados na escola; de estabelecer conexões entre a escola, o cotidiano da vida dos alunos e os acontecimentos do mundo; de integrar o local com o global; de abrir as fronteiras para o diálogo e o trabalho integrado entre as disciplinas escolares.
A integração de tecnologias ao desenvolvimento do currículo na escola e na sala de aula desperta a consciência sobre as tensões entre a organização curricular fechada em disciplinas estanques com conteúdos previamente selecionados e o currículo integrado e aberto às experiências de vida.
A integração significativa das disciplinas e conhecimentos pode propiciar o envolvimento de alunos e professores em atividades socialmente relevantes, auxiliando na interpretação dos fenômenos socioculturais da comunidade, bem como no resgate da ética, das artes, da diversidade e dos valores a serem vividos pela escola por meio de uma atuação prática e tangível

O que compreendemos por Currículo?

"Currículo é um documento que organiza um plano de trabalho educativo com os conteúdos, médotos, estratégias e tempo para as atividades de disciplinas ou àreas de conhecimento, constituindo-se como um conjunto de prescrições que serão dinamizadas na prática pedagógica." Proinfo Integrado.