Meu filhotinho Fábio Renato

Meu filhotinho Fábio Renato

Meu maridão Marcos

Meu maridão Marcos

Meu filho Cidnei Júnior

Meu filho Cidnei Júnior

Meu filhote Richard

Meu filhote Richard

Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A produção desse vídeo pode ser caracterizada como um projeto que articula currículo, tecnologia e cultura?

Na minha opinião sim, pois o cacique quis preservar a história de seu povo, o projeto teve um objetivo concreto, um desenrolar, com começo, meio e fim. Através da tecnologia essa história não vai ter fim e a cultura de seu povo será preservada.
Quais evidências, atitudes, valores e procedimentos cobfiguram essa produção?

 As evidências são as organizações que foram feitas para a produção do filme, foi feito todo um roteiro, valorizando a cultura indígina, não deixando que a cultura do homem branco interferissem na montagem e contagem dos costumes deles. Foi seguido o planejado com poucas variações de pesquisa.

O que é currículo??

Currículo é um documento que organiza um plano de trabalho educativo, com objetivos a serem desenvolvidos com conteúdos, métodos, estratégias e tempos para a realização do mesmo. 

Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia - Articulando saberes e transformando a prática - Maria Elesabeth B B Prado.

Depois de todas as leituras realizadas cheguei a conclusão que é necessário repensar o papel da escola na questão ensino-aprendizagem: o professor necessita desenvolver estratégias criativas e de novas aprendizagens. O aluno precisa ser autônomo de seu próprio conhecimento, de suas próprias produções, ele mesmo ir em busca de novas idéias e ter ações criativas e colaborativas, é claro que sempre acompanhados do professor, pois o mesmo terá que ter pleno conhecimento das mídias, independente de sua área de atuação. isso exige do professor uma nova postura, buscando reconstruir a prática pedagógica.

Ciência da natureza, matemática e tecnologia - A interação como padrão comum entre as ciências da natureza e a tecnologia.

Já faz tempo que ouço varias discussões a respeito da  ineficiência de algumas matérias dentro das ciências, neste aspecto realmente é necessário uma nova reformulação de conteúdos, que venham a contribuir mais no aprendizado dos alunos, que seja mais condizente com a sua realidade. Fazer uma seleção do que repassar para os alunos também é uma forma de reciclar a educação.
Segundo Piaget ... as ciências da natureza e a tecnologia têm papel primordial, no sentido social, histórico, cultural, psicológico, espiritual e outros.

Ciência da natureza, matemática e tecnologia. As novas tecnologias e sua expressiva contribuição para o ensino das ciências no Ensino Médio.

A classe dos professores vem sendo bastante criticada em relação ao desempenho educacional e a resistência em se integrar com as novas mídias. Por esse motivo é necessário que haja uma mudança na educação como um todo, para que se concretizem o uso dessas novas tecnologias que vem contribuir para o desenvolvimento de pesquisas no campo das ciências e no ensino médio de uma forma geral, viabilizando acesso rápido a informações utilizando a internet, que possibilita informações em tempo real. Resta ao professor desenvolver novas competências para desenvolver o ensino-aprendizagem mais eficaz.

Prática e formação de professores na integração de mídias. prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulando entre conhecimentos, tecnologias e mídias.

Segundo Maria Elisabeth, "o professor tem que ter condições e conhecimentos para trabalhar com as mídias. Projetos significa ir em busca de algo, buscar respostas para diversas questões".
A tecnologia vem acrescentar ao professor a possibilidade de se trabalhar com diversas ferramentas para que se consiga atingir um determinado resultado. É possivel sim integrar projetos e tecnologia, pois com a utilização das mídias cria-se todo um universo de conhecimentos e da-se condições de se criar novos conhecimentos, alem de permitir ao professor um acompanhamento organizacional desse trabalho de uma forma efícaz, fazendo uma interação entre as novas mídias e a educação.

Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador- O papel do computador no processo ensino-aprendizagem.

O uso do computador no processo ensino-aprendizagem deve ser visto pelo professor como uma ferramenta a mais na construção do conhecimento. O professor deve ir em busca de formação para que saiba ensinar e orientar seus alunos a utilizarem o computador para atividades que contribuam para a aquisição de novos conhecimentos, o computador deve ser um aliado do professor neste processo. O professor deve procurar adquirir habilidades técnicas e pedagógicas para que a educação realmente de um salto de qualidade e que o uso das tecnologias digitais se incorporem de vez em nossa educação.

Aprender com o vídeo e a câmera. Para além das câmeras, as idéias.

Com certeza o vídeo e a câmera são ferramentas de grande utilidades na nova educação, principalmente quando se é trabalhado com projetos. Pois permite que os mesmos sejam revistos, reavaliados, reproduzidos; trabalhar essa nova linguagem de aprendizado leva o professor a pensar que num futuro próximo (pra não dizer já, hoje), a linguagem audiovisual vem de encontro com uma realidade nova em nosso meio, e o mais importante e o saber fazer e o saber usar interagindo o tradicional com o novo.

Pedagogia de projetos: Fundamentos e implicações.

Devemos ter consciência de que trabalhar com projetos requer sabedoria para integrar as diversas mídias e conteúdos curriculares numa perspectiva de aprendizagem construtivista, onde professor e aluno constroem juntos o aprendizado. É muito importante o procurar, levantar dúvidas, questionar, pesquisar. Cabe ao professor ser o mediador dessas informações sempre respeitando o dia a dia de seus alunos, seu afetivo, cultural e social.

Friedrich Froebel

Froebel foi um pensador muito importante na história da educação. Ele foi um dos primeiros a valorizar a infância. Pois defendia que a base para se formar boas pessoas se iniciavam na infância. Teoria essa que os psicólogos defendem hoje dentro da psicologia.

Repensar as situações de aprendizagem: O fazer e o compreender.

O papel do professor no ensino-aprendizagem é fundamental, pois os alunos sozinhos não conseguem discernir o que é correto ou não, ou se as informações obtidas são viáveis para que o aprendizado seja eficaz.  Nesta nova dinâmica de aprendizado o aluno precisa saber construir o aprendizado de acordo com sua realidade diaria e o professor é que deverá saber usar as mídias como uma ferramenta a mais no seu desempenho educacional.