Meu filhotinho Fábio Renato

Meu filhotinho Fábio Renato

Meu maridão Marcos

Meu maridão Marcos

Meu filho Cidnei Júnior

Meu filho Cidnei Júnior

Meu filhote Richard

Meu filhote Richard
Ocorreu um erro neste gadget

Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Boas vindas cursistas

Boa noite a todos os cursistas. Que sejamos todos bem vindos. Obrigada

12 comentários:

  1. Olá Lucélia!
    O Blog está pronto. Agora, a cada leitura dos textos do Eixo 1 do curso Elaboração de Projetos você faz um breve relato aqui em seu blog.
    Bom Curso! Carmen

    ResponderExcluir
  2. Conceito de Projeto:
    Projeto é algo planejado, estudado, é um conjunto de atividades a serem realizadas atraves de ações, visando atingir um objetivo. É um trabalho desenvolvido em grupos.

    ResponderExcluir
  3. Educador João Pestalozi
    Foi um grande sábio em sua época, pois teve a visão de que a base fundamental da educação é a família. Demonstrou ser uma pessoa que pensava além do seu tempo, pois naquela época pensava nas pessoas menos favorecidas. Gostei muito dessa frase:
    " O professor é comparado ao jardineiro que providencia as condições propícias para o crescimento das plantas".

    ResponderExcluir
  4. Educador Friedrich Froebel

    Gostei muito de seus ensinamentos, a valorização que deu as crianças pequenas foram muito importante para a construção de uma educação voltada para o inicio que é o jardim de infäncia.
    Suas técnicas são utilizadas até hoje. As brincadeiras como forma de aprendizagem na educação infantil é uma forma das crianças se expressarem livremente.

    ResponderExcluir
  5. Educador Ovide Decroly:

    Me identifiquei um pouco com a maneira de ser do educador Ovide, também fui um pouco rebelde na escola, só que ao contrário dele eu sempre tive medo de expor minhas ideias e portanto acabei reprimendo meus pensamentos. Penso que em partes ele tem razão quando diz que o próprio aluno tem que escolher seu aprendizado, mas nossos alunos ainda tem maturidade suficiente para esse tipo de aprendizagem. Ele foi um educador muito sensível para ver que as crianças com deficiëncias e as ditas como anormais, precisam de atenção e carinho. Concordo quando ele diz: "Não só a palavra é meio de expressão,mas também, entre outros, o corpo, o desenho, a construção e a arte".

    ResponderExcluir
  6. Educadora Maria Montessori:

    Muito interessante seu método de trabalhar com as crianças. Essa liberdade de escolha, esse respeito para com os pequenos fez dela uma educadora exemplar, que com certeza seu método é bastante utilizado até hoje em dia. Pois já conhecia o material dourado, mas não sabia que era dela. desculpem minha ignoräncia, mas tudo que estou lendo sobre os educadores pra mim é novidade. Estou maravilhada. O que mais gostei foi o fato dela evidënciar que é permitido ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria, que as crianças trabalham em seu próprio ritmo com grande prazer e alegria.

    ResponderExcluir
  7. Educador John Dewey:

    A filosofia defendida por Dewey é muito importante em nossos dias atuais, dando uma grande importäncia a liberdade intelectual dos alunos, valorizando a capacidade de pensar e de por em prática esses pensamentos. Preocupou-se com problemas sociais, e deixou muitas indagações a serem analisadas e respondidas. Algumas dessas indagações não foram respondidas até hoje. Como por exemplo:
    " Como educar alunos que tëm realidades tão diferentes entre si e que, provavelmente, terão futuros tão dististos...".

    ResponderExcluir
  8. Educador Célestin Freinet:

    Muito importante para a nossa educação atual, pois defendia a liberdade de aprender fora da sala de aula. Método que hoje é tão importante em nossas escolas. O intercämbio entre alunos, professores e escolas é utilizado hoje em dia. A afetividade entre alunos e professores é outro fator que me chamou a atenção, em seus ensinamentos, interagindo o histórico pessoal do aluno com os conhecimentos novos e essa relação é que constrói seu futuro na sociedade democrática.(sábias palavras de Freinet)

    ResponderExcluir
  9. Educador Paulo Freire:

    Na minha opinião o educador mais importante para nós brasileiros, não desmerecendo os outros, mas Paulo Freire era brasileiro, conhecia nossos problemas, vivënciou nossas lutas e sofreu com elas. Lutou para que tivessemos liberdade, nos mostrou o quanto é importante a cumplicidade entre professores e alunos, fazendo com que o aluno busque por si só o conhecimento, que ele busque no professor um referencial, uma segurança, sabendo que ambos vão aprender juntos, que vão superar limites. Para trabalhar com projetos isso é essencial.

    ResponderExcluir
  10. Educador Jean Piaget:

    Mesmo sem ter sido pedagogo, nota-se a grande influëncia que Piaget tem em nossos métodos de ensino, suas experiëncias no campo educacional são utilizadas hoje como se fossem recentes, pois vejo que na creche de meu filho seus métodos são utilizados. Ele sabia muito bem o que estava falando quando disse: " O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar".

    ResponderExcluir
  11. Educador Fernando Hernández:

    Grande defensor de trabalhos realizados através de projetos, onde alunos e professores buscam juntos o conhecimento, mas com disciplina pois projetos largados assim ao léo segundo ele não nos leva a lugar algum, eu concordo com suas idéias de que os projetos precisam serem pré definidos com antecedëncia e estudados quais os caminhos a serem percorridos, é claro que muitas vezes esses caminhos tomarão rumos diferentes do esperado, mas é assim que vai funcionar e dar resultados positivos.

    ResponderExcluir
  12. Educador Lev Vygotsky:

    Com certeza Vygotsky é muito importante para nós que estamos tentando entender a cabeça de nossos alunos, ele se preocupou em entender o que se passava dentro delas, quais eram seus anseios e expectativas, o quanto elas poderiam aprender sozinhas e quando precisam de ajuda para a busca do conhecimento. Que pena que viveu tão pouco tempo, mesmo assim nos deixou um rico material a ser estudado.

    ResponderExcluir